"google-site-verification=8WPRY8ot5aKvo2tyf1_e_U-wL49fHZCi0upw1VQMLoI" mudança interna e autoestima para todos
builderall


A história do panetone é repleta de lendas e histórias fascinantes! Tem também uma deliciosa receita de panetone sem glúten.



A origem do panetone remonta à cidade de Milão, na Itália, por volta do século 15 ou 16. Há diversas versões sobre como esse pão doce ganhou vida. Uma das histórias mais conhecidas é a que envolve um jovem chamado Toni, aprendiz de padeiro, que teria criado acidentalmente o panetone.



Conta-se que Toni se apaixonou pela filha de um padeiro e, para impressioná-la, criou um pão especial com frutas cristalizadas, mel e outros ingredientes que não eram comuns em pães naquela época. Seu pão doce fez sucesso e ganhou o nome de "pane di Toni" (pão do Toni), que com o tempo se transformou em "panettone".



A história do panetone é repleta de lendas e histórias fascinantes! Tem também uma deliciosa receita de panetone sem glúten.



Outra versão sugere que o panetone teve origem em celebrações natalinas da corte de Ludovico, o Mouro, em Milão.



Diz-se que um dos cozinheiros, tendo que improvisar algo para servir durante um banquete de Natal, criou um pão doce com frutas e aromas exóticos, que agradou muito aos convidados, ganhando assim fama e reconhecimento.



Seja qual for a verdadeira origem, o panetone se popularizou na Itália como um símbolo natalino e se espalhou pelo mundo, tornando-se uma sobremesa típica das festas de fim de ano.



Hoje em dia, há uma grande variedade de panetones, com diferentes recheios e variações de sabores para atender aos gostos diversos ao redor do mundo.




A história do panetone é repleta de lendas e histórias fascinantes! Tem também uma deliciosa receita de panetone sem glúten.



Receita de Panetone Sem Glúten:


Ingredientes:

3 xícaras de farinha de arroz

1 xícara de polvilho doce

1 xícara de fécula de batata

1 colher de sopa de fermento biológico seco

1 xícara de leite de coco

1/2 xícara de açúcar demerara

1/2 xícara de óleo de coco ou manteiga derretida

4 ovos

Raspa de 1 limão

1 colher de chá de essência de panetone

Frutas cristalizadas e/ou uvas-passas a gosto



Modo de preparo:


Misture as farinhas e o fermento em uma tigela grande.


Em outra tigela, bata os ovos, o leite de coco, o açúcar, o óleo de coco (ou manteiga), a essência de panetone e a raspa de limão.


Adicione a mistura líquida aos ingredientes secos e mexa bem até obter uma massa homogênea.


Acrescente as frutas cristalizadas e/ou uvas-passas, misturando delicadamente.


Despeje a massa em uma forma de panetone própria, preenchendo até 2/3 da altura da forma.


Deixe a massa descansar e crescer em local aquecido por cerca de 1 hora.


Pré-aqueça o forno a 180°C e asse o panetone por aproximadamente 40-50 minutos, ou até que esteja dourado e ao espetar um palito no centro, ele saia limpo.


Deixe esfriar antes de desenformar.